Eco Tour

Turismo Ecológico

Uma atividade nova veio enriquecer o turismo na Capital do Brasil. O turismo ecológico nasce de maneira bem estruturada com grandes áreas de lazer, restaurante, hotéis e uma gama de atrativos, tais como lagoas, cachoeiras, cavernas, grutas, trilhas ecológicas, mata nativa, lendas, histórias, eventos, festas religiosas e acima de tudo um povo receptivo.

Roteiro Ecológico

Nos arredores de Brasília a região oferece alternativas múltiplas e variadas. Engloba uma série de atividades que o turista poderá praticar: aventura, imersão com a natureza, conhecimento, vivências, intercâmbio cultural, etc. As localidades são ricas em áreas naturais que se refletem na formação de ecossistemas únicos. É uma savana tropical, a mais rica do planeta em biodiversidade mundial.

Pirinópolis

A 150 km de Brasília Pirenópolis - Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – guarda os encantos da vida no interior, conserva seu traçado original com casas coloniais e igrejas com mais de 200 anos. Cercada por vegetação abundante, enriquecida por rios e cachoeiras de rara beleza, a cidade possui muitos pontos turísticos e convida você a conhecer e interagir com suas construções coloniais e fazendas, com sua rica e farta gastronomia, com seus santuários ecológicos e com sua gente cordial e hospitaleira. Além disso, abriga festivais espetaculares tradicionais e contemporâneos que atraem milhares de visitantes e em suas estreitas ruas e ladeiras estão às casas que oferecem variados e autênticos artesanatos.

Tirolesa, ciclismo rural, cavalgada, rafiting, rapel, arvorismo, tour urbano, cachoeiras, passeios com visita a mirantes, campos cerrados e rupestres, veredas e formações rochosas são algumas das atrações que a cidade oferece.


Roteiro Histórico

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário

Construída entre 1728 e 1732 é considerada a maior e mais antiga construção religiosa do estado de Goiás. Esta igreja nos retrata a fé e a opulência dos aventureiros que viveram na época, auge da mineração, com a abundante mão de obra escrava. Foi totalmente restaurada após o incêndio de 2002.

Visitação: todos os dias das 8h às 18 h.

Igreja Nossa Senhora do Bonfim

Igreja Nossa Senhora do Bonfim

Construída entre 1750 e 1754, estilo colonial, é muito semelhante à Matriz, possui uma imagem do Nosso Senhor do Bonfim crucificado, que foi trazida para de Salvador por um comboio de 260 escravos. Encontra-se na sua forma original e é a única igreja da cidade do período colonial que se encontra aberta e em uso.


Visitação:quarta à segunda, das 12h às 18h.

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra

Igreja Nossa Senhora do Carmo e Museu de Arte Sacra

Construída em 1750 e pertencia, na época, a uma propriedade particular. A capela passou por várias manutenções visando sua conservação e, atualmente, mantém um rico acervo folclórico.


Visitação:: quarta à domingo, das 11h às 17h.

Casa da Câmera e Cadeia

Casa da Câmera e Cadeia

Construída em 1919 como réplica da original que existia ao lado da igreja Matriz, manteve a função original até 1999. Hoje funciona como museu da festa do Divino.

Teatro de Pirenópolis

Teatro de Pirenópolis

Construído em 1899 e por décadas foi intensamente utilizado para apresentações de óperas, danças e peças teatrais. Em 1999 foi reconstruído, preservando a fachada e vários detalhes originais de sua construção. Hoje o teatro é administrado pelo Estado e é usado para peças, concertos, eventos e shows.

Cine Pirineus

Cine Pirineus

Foi construído em 1929, pelo padre Santiago Uchôa, em estilo neoclássico. Em 1936 sofreu uma reforma e sua fachada foi alterada para o estilo "Art Decó". Hoje funciona como espaço teatral, cinema, galeria e apresentações musicais.


Visitação:: agendamento..

Ponte Rio das Almas

Ponte Rio das Almas

Construída em 1946, no mesmo estilo da antiga, que era toda de madeira, é ponto de visitação pela beleza do lugar. Abaixo dela, um balneário público.

Museu das Cavalhadas

Museu das Cavalhadas

Museu particular com um rico acervo sobre as cavalhadas e folclore típico de Pirenópolis.

Fazenda Babilônia

Fazenda Babilônia

É um convite a uma viagem no tempo pelo seu imenso valor histórico, preservados durante séculos. Datado do século XVIII, quando era uma usina de açúcar, a fazenda tem agora uma casa de fazenda de grande porte, um museu e uma capela. Os visitantes que vão à fazenda são recebidos com um café colonial e uma grande variedade de pratos doces e salgados de receitas centenárias.

Vagafogo Santuário de Vida Selvagem

Vagafogo Santuário de Vida Selvagem

Reserva particular do Patrimônio Natural, criado em 1990 para promover a educação ambiental, ecoturismo e a produção sustentável. Além de uma piscina natural de águas cristalinas e de uma pequena cachoeira, o santuário oferece atividades como arvorismo, rappel, observação da fauna e flora, biblioteca, quiosque com redes de descanso e o brunch – uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda a partir de frutos do cerrado e produtos locais.

Santa Maria e Cachoeira do Lázaro

Santa Maria e Cachoeira do Lázaro

A Reserva Natural Vargem Grande é um parque natural privado estruturado para receber pessoas que amam a natureza. Os visitantes podem andar em caminhos na floresta para conhecer as cachoeiras Santa Maria e Lázaro, perfeitas para um mergulho revitalizante.

Cachoeiras do Abade

Cachoeiras do Abade

O Abade é a maior e uma das mais belas cachoeiras da Serra dos Pireneus. Possui trilhas pavimentadas que levam para a queda principal, com 22m de queda livre. Convidamos você a desfrutar da bela piscina natural formada pelo Rio das Almas. Além de contemplação e relaxamento, o local oferece práticas de turismo de aventura, como rapel e canoismo.

Parque Estadual dos Pireneus

Parque Estadual dos Pireneus

Este parque, criado em 1987, fica a 20 km da cidade. Há uma série de quedas d'água ao longo do caminho e as áreas periféricas oferecem trilhas ideais para caminhadas, mountain bike e cavalgadas.

Fazenda Bonsucesso

Fazenda Bonsucesso

As Cachoeiras Bonsucesso são um atrativo natural, formadas por seis quedas d’ água ao longo do Ribeirão Soberbo. Localizado numa propriedade rural, distante 5 km do centro da cidade.

Reserva Ecológica Vargem Grande

Reserva Ecológica Vargem Grande

Cerca de 11 km da cidade, possui 390 hectares de vegetação de Cerrado, muito bem preservados, com inúmeras espécies vegetais e animais. Possui inúmeros atrativos, tais como: veredas, cerrado, vegetação rupestre e matas ciliares, belíssimas cachoeiras, as mais importantes são a de Santa Maria e a do Lázaro.

Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros oferece um espetáculo único, enigmático! Abrange as cidades de Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante. Poucos minutos são suficientes para se compreender a aura mística que a cerca e para conhecer as fantásticas histórias que envolvem a região. Lugar de ecoturismo, esportes para quem quer se aventurar, trilhas, mergulhos em águas cristalinas, contemplação, meditação, relaxamento, tudo isso em um mesmo lugar. Não deixe de conhecer esse lugar único, de beleza rara!

Alto Paraíso

Fica a 245 km de Brasília, santuário místico e ecológico, é o destino mais procurado da Chapada dos Veadeiros e conta com uma boa infra- estrutura turística. Lugar mágico com mais de 120 cachoeiras catalogadas de diversos tamanhos e águas cristalinas de variadas cores. Suas deslumbrantes belezas naturais e a fama de ser um centro de energia cósmica atraem místicos, alternativos, terapeutas holísticos, amantes da natureza, pesquisadores e praticantes de esportes radicais de todo mundo.
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Caminhada, banhos de cachoeira e as imensas paisagens são as principais atividades no Parque. As antigas rotas do cerrado usadas por garimpeiros hoje são utilizados pelos visitantes.

Portal da Chapada- Cachoeira São Bento

Portal da Chapada- Cachoeira São Bento

Uma área de observação de pássaros. A queda d’ água de seis metros forma uma imensa piscina natural utilizada para campeonatos de pólo aquático. A trilha até a cachoeira é curta, fácil e prazerosa. O local possui pousada, área para camping, restaurante e lojas de souvenir.

Loquinhas

Loquinhas

Sete cachoeiras e poços de água verde esmeralda encantadores, em uma trilha fácil com menos de 1 km. O lugar, cercado de magia, é excelente para observação de pássaros e seu acesso é tranqüilo para crianças e idosos.

Cataratas dos Couros

Cataratas dos Couros

É o mais espetacular conjunto de cachoeiras, cascatas e piscinas que a cidade oferece. Um lugar lindo que deve estar no roteiro de quem visita a Chapada.

Anjos e Arcajos

Anjos e Arcajos

No parque Solarion, entre montanhas, as duas lindas cachoeiras formam bons poços para banho. O lugar é muito bonito!

São Jorge

Antiga vila de garimpeiros de cristal e terra de gente simples a 35 km de Alto Paraíso. Oferece aos visitantes um clima de Roça Zen, de preservação das origens e da natureza. Encanta tantos os que procuram sossego como os interessados em noites mais agitadas. Mas o que São Jorge tem de melhor é a natureza, cenários naturais de intensa beleza e de característica única.
Vale da Lua

Vale da Lua

É um dos atrativos mais visitados. O trecho de 1 km é de rochas esculpidas durante milhares de anos pelas águas do rio São Miguel compondo um cenário enigmático com piscinas e duchas cristalinas. A paisagem lunar é fantástica.

Salto do Raizama

Salto do Raizama

Um Santuário de beleza selvagem com piscinas, cascatas e uma bela cachoeira no encontro dos rios São Miguel e Raizama que cai num cânion magnífico, ideal para a prática de canionismo.

Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo

É um show espetacular da natureza. São 6 km de trilha de nível difícil passando pelo Rio São Miguel, por uma mata ciliar densa, por veredas e cerradão até chegar à magnífica Cachoeira do Segredo.

Morada do Sol

Morada do Sol

Menos de 1 km de caminhada numa trilha tranqüila. Um local com cachoeiras, cânions do rio São Miguel e formações de pedras que originam cascatas e piscinas naturais. As cachoeiras e piscinas cercadas por altos paredões de pedras são excelentes locais para a prática de esportes.

Cachoeira das Carioquinhas

Cachoeira das Carioquinhas

A cachoeira Cariocas agrega uma grande e bela piscina, sendo considerada por muitos, a mais gostosa cachoeira do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. É um lugar perfeito para quem gosta de ficar ao sol, de nadar em águas profundas e se encanta com belas paisagens

Cavalcante

Fica a 322 km de Brasília, uma das melhores alternativas para quem curti ecoturismo. A região é o paraíso das cachoeiras, ocupa 70% da Chapada dos Veadeiros e é cercada por vales, cânions, corredeiras e mais de 150 quedas d’água. Em Cavalcante se encontram os descendentes do povo Kalunga que constituiu um dos mais importantes quilombos do Brasil onde a memória, a língua e os costumes dos antigos povos são conservados.
Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara

O fantástico azul esverdeado das águas de Santa Bárbara faz com que muitos a elejam a mais bela das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros. O acesso é pelo povoado, 5 km de caminhada ou com veículo 4x4 em trilha com nível de dificuldade moderada e mais 1 km feito somente a pé. A possibilidade de percorrer a trilha com veículo 4x4 permite o acesso a crianças e pessoas da melhor idade.

Cachoeira Capivara

Cachoeira Capivara

A cachoeira é formada pelo Rio Capivara e o Tiririca que se encontram e se precipitam em um cânion com várias quedas e poços para banho. O visitante pode admirar o lindo espetáculo das andorinhas sobrevoando o cânion.

Cachoeira Toca da Onça

Cachoeira Toca da Onça

Trilha de 600 m, a cachoeira é cercada por belas formações rochosas. No local há um pequeno poço e uma pequena queda d’ água, excelente para massagens.

Cachoeira Véu da Noiva

Cachoeira Véu da Noiva

Depois da gostosa massagem na cachoeira Toca da Onça e mais 700m de caminhada chega-se ao topo da Serra de Santana onde se tem uma esplêndida vista do Vão de Cavalcante. Dá pra curtir o visual enquanto desfruta do banho na cachoeira Véu da Noiva, cercada pela natureza ainda intocada. É a visão do paraíso!

Reserva Bacupari

Reserva Bacupari

Praticamente dentro da cidade, a reserva particular do patrimônio natural, é uma unidade de exploração agroturística sustentável dos recursos naturais do cerrado. O local possui um bar lounge que fica aberto aos turistas de quinta a domingo.

Cachoeiras nos arredores de Brasília

Passar o dia em um lugar mágico com toda paz e tranqüilidade para sair do estresse do dia a dia. As cachoeiras proporcionam um cenário incrível e revigorante.
Chapada Imperial

Chapada Imperial

É a maior reserva ambiental do Distrito Federal preservada desde 1985. A Chapada Imperial é um santuário ecológico, a 50 km do Plano Piloto, com várias cachoeiras, piscinas naturais e vales que possuem afloramentos de rochas calcárias, com presença de cavernas.

Cachoeiras do Indaía

Cachoeiras do Indaía

A chegada até a cachoeira do Indaía é de fácil acesso, feita por uma trilha curta com mata densa onde é possível ver várias outras quedas d'água. Ainda possui outra trilha de cerca de 2 horas pelas margens do rio que levam ao topo da cachoeira do Itiquira.

. Poço Azul de Formosa

Poço Azul de Formosa

Há apenas 136 km de Brasília encontra-se um dos lugares mais bonitos já feitos pela natureza, é um lugar impressionante. A água é completamente azul, transparente e cristalina devido ao fundo calcário do poço. Com o uso de máscara de mergulho é possível a observação de algumas espécies de peixes e plantas subaquáticas.

Salto do Itiquira

Salto do Itiquira

Uma das maiores belezas naturais do Brasil e está localizada a 115 km de Brasília. O atrativo possui 168 metros de queda livre e é o maior salto da América Latina de fácil acesso. O parque é formado por corredeiras, mirantes, canyons e mais de 35 nascentes puríssimas de águas cristalinas e uma infra- estrutura com restaurantes, bares, lanchonetes, campings, chalés e área para piqueniques.

Cachoeira do Tororó

Cachoeira do Tororó

Uma cachoeira bem pertinho de Brasília, a 35 km. O Salto do Tororó tem 18 metros de altura e a paisagem é um convite aos esportes radicais, principalmente o rapel. As trilhas que levam a cachoeira são cobertas por rochas de quartzitos.